Total de visualizações de página

domingo, 30 de outubro de 2011

Será minha Igreja uma seita?



“... e nós o proibimos, porque não anda conosco” (Marcos 9:38-40).

Não há como negar que, em seus primórdios, o Cristianismo foi taxado de “seita”: “O caminho a que chamam seita...” (Atos 24:14) – “Seita dos nazarenos” (Atos 24:5).
Não há como negar o fato; a princípio, os movimentos chamados heterodoxos, ou discordantes das estruturas já consolidadas em sua ortodoxia, sempre foram denominados de seitas – até se estruturarem em uma nova ortodoxia.
A ramificação Cristã em sua apresentação dita “Protestante”, tem se notabilizado negativamente pela capacidade demonstrada de produzir novos grupos, matizes tendências e um número sem-fim de denominações a cada dia que passa.
Não sejamos ingênuos de imaginar que a motivação da maioria delas seja propugnar pela defesa desta ou daquela “verdade” – antes, lamentavelmente, o que tem inspirado o surgimento dessas crias da Reforma são aquela “síndrome do lúcifer”, “Revolta de Core” ou “Interesses de Balaão”! (Judas 11).
Haverá uma forma simples de identificarmos uma “seita”? Alerto: denominações que em seus primórdios foram acusadas de serem heréticos, com o passar dos tempos provaram fazer parte do rebanho de Cristo, andando de acordo com a Revolução Bíblica, enquanto (que lástima) tantas outras começaram como Igrejas sadias na Fé, e degeneraram em movimentos sectaristas assimilando características de “Seitas”...
- VIGIA NA TERRA CRENTE!
1. É comum a toda seita, e digo isso sem pedir desculpas, em seu sentido mais pejorativo: O Exclusivismo e Hostilidade com que tratam grupos discordantes – quando você vê grupo dito Cristão, isolado, tipo aquele em que o pregador de outra denominação não pode ter acesso ao púlpito, e nem os de sua comunidade ter liberdade para ministrar em outra comunidade, fique atento! Você pode estar dentro de uma seita.
O “espírito de Diótrefes” pode estar por ali, e não o Espírito de Cristo! – Leia III João verso 9.
2. Uma outra marca distintiva de uma seita é a ignóbil e esnobe pretensão de que possuem revelações particulares, doutrinas especiais, alguma coisas que beira o esoterismo e gera aquele sentimento de ufania em seus líderes e liderados.
“O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamei-o dos eirados” (Mateus 10:27). A Verdade Divina é clara e está claramente revelada nas Sagradas Escrituras, sem nenhum caráter de secretismos!
3. Para sustentar as crenças e interesses de seus líderes, as seitas passam a ter necessidade de construir suportes extra-bíblicos a fim de justificar seus desvios Teológicos ou comportamentais. Começam a surgir incontáveis livros “explicando” novas visões... A eles não basta o “ESTÁ ESCRITO” com o qual Jesus venceu a satanás! Aí caem naquilo que escreveu Paulo: “... Não ultrapasseis aquilo que está escrito” (I Coríntios 5:6).
4. Em uma seita, o Centro não é Cristo – seu nome pode ser usado de forma capciosa como mero atrativo, uma isca para em seguida levar o incauto ao objetivo do heresiarca que o enredou. Na seita o sequaz vai gravitar em torno de um líder, uma visão, um credo, uma tradição e o pobre coitado não se aperceberá que não está seguindo a Cristo de fato, mas a alguma coisa que se construiu em torno dele! (Efésios 1:10).
5. Quando o nome de um líder, visão ou denominação ganharem mais destaque que O Nome de Jesus Cristo, quando a bandeira for qualquer coisa que não seja a Glória de Deus, Seu Amor, Sua Graça e o Sacrifício que seu Filho realizou na Cruz... Quando a prioridade não tiver seu bojo nos quesitos da Grande Comissão conforme exagerada no Evangelho de Marcos (“Evangelho original”), capítulo 16:14-18 – é bom ficar alerta!No texto que utilizamos como base de nossa reflexão está escrito; que os discípulos de Jesus viram um homem realizando extraordinários feitos em seu nome (de Jesus), e eles proibiram porque “não andavam com eles”...
Convém estarmos atentos para não nos fecharmos em sistemas doutrinários e estruturas denominacionais que nos privem dos privilégios da comunhão com o Corpo de Cristo. Se isso acontecer, podemos estar sendo vítimas de uma seita.
- VIGIA, CRENTE!


Texto: Rev. Darckson Lira
Mais reflexões acesse: http://darcksonlira.com.br/


Paz e graça a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário