Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CARTA À IGREJA DE PÉRGAMO


Hoje eu quero falar sobre a Igreja que conhece a Palavra como a espada de dois gumes.
Mas pra você conhecer a espada de dois gumes é preciso que experimente os dois lados dela.
Temos em muitos púlpitos um significado muito romântico da Palavra mais na verdade ela fere muito, fere justamente porque ela cura muito. Porque ela traz vida por isso ela dói.

Quanto mais a Palavra te traz consolo, restauração, mais ela te fere.
E a mesma palavra que fere os outros, fere a mim, e a mesma palavra que cura os outros cura a mim, porém não existe uma forma, talvez a palavra que te consola hj talvez é a mesma que me fere, porque ela é livre e espada de dois gumes.

Quem a maneja tem que entender que ela não é uma brincadeira..Ela tem vida própria.. Ela age por si.
Paulo fala: “estou preso, me prenderam, mais a palavra de Deus continua livre”...
E agora nos estamos diante de uma igreja que experimentou a espada de dois gumes...
Para entendermos bem essa igreja precisamos entender as raizes, o contexto dessa igreja..

E esse é o grande problema nosso. Muitos pegam qualquer texto e aplica em suas vidas sem analisar o contexto, sem analisar o que foi que trouxe a existência aquele texto.

E comumente a Bíblia é cheia de respostas e nem sempre as perguntas estão no mesmo texto que as respostas, daí vc pega as respostas p vc que se vc fosse perguntar p Deus as respostas seriam outras.
Porque aplicamos e texto em nossa vidas aleatórios sem analisarmos o contexto.
E então a Espada acaba não sendo de dois gumes, porque ou ela te fere demais sem trazer o devido consolo, ou ela te consola demais sem te trazer os devidos alertas.

Vai depender da forma como vc vê o texto, e se vc estiver triste, amargurado, vc vai ver o texto só te ferindo enquanto na verdade a palavra p vc seria outra.
Ou as vezes vc vira um selecionador. O cidadão da caixinha de promessas, eu nunca vi caixinha de promessa com palavra de concerto.
A caixinha de promessa na verdade é a espada de um lado só..
Quando ela parar de te ferir vc torna o ser mais relativisador da Palavra..
Então qual é o contexto dessa igreja, porque o contexto é a pergunta, e sem a pergunta a resposta não faz sentido.

O contexto é o seguinte:

Pérgamo é o nome da cidade, na ásia menor hj na Turquia,
Pergamus sig: o “lugar do saber, lugar do conhecer, da inteligência, da produção” lá ainda hj esta a maior biblioteca do mundo, só perdia para de Alexandria..
E aqui nasce uma igrejinha que vai crescendo, aqui menciona o nome de Antipas
Nessa mesma Biblioteca diz que Antipas foi um dos fundadores dessa igreja e quando a igreja foi fundada a perseguição de Domiciliano foi tão grande contra a igreja que Antipas foi cozinhado vivo..isso mesmo colocaram um tacho na praça cebolinha.
E diz a historia que ele morria dando gloria a Deus..
Mais a verdade é que a igreja ficou baqueada demais com a morte do seu líder, e o temor tomou conta dessa igreja. E eles diziam agora acabou tudo porque quem vai tomar conta de tudo..

A igreja perdeu as forças porque perdeu o líder Antipas.

VOCÊS TEM QUE APRENDER A ADORAR A DEUS NA AMBIGUIDADE tanto quando a espada tiver cortando de um lado, como quando ela estiver cortando pelo outro, consolando e esfolando!

TRONO DE SATANÁS: lógico que o mundo jáz do maligno, mais nessa cidade satanás havia dominado tudo, ninguém queria nada como bem.
Tenham discernimento não sejam influenciados.
Não é porque vc vive num ambiente triste que vc tenha que ser triste.

O mundo é como o mundo é!, Agora nos temos ouvido a Palavra e somos diferentes..
Balaão, profeta mago mesopotamico, que foi chamado por Balaque rei de Moabe.
Das regiões de Edom, p que ele amaldiçoasse a Israel..
O camarada fez de tudo p amaldiçoar e não conseguia cada vez a benção ficava melhor e Balaque mais doido..gastei..

Balaão: não tem como amaldiçoar a quem Deus abençoou, Contra Israel não há encantamento, porque ate de seus baldes Deus fará brotar água.
Só que quando ele viu que tudo que fazia não dava certo ele resolveu fazer parte do povo chegou lá..Galera eu fiquei lá de cima só amaldiçoando e nada pega..
Israel encheu o peito, nossa contra nos não tem encantamento..
Mais daí ele ganhou moral e ele começou a dar conselhos errados para Israel e Israel permitiu ser INFLUENCIADO e a igreja de pérgamo tambem estava sendo influenciada

A mesma coisa aconteceu com os nicolaítas..

Então vocês vivem no meio do trono de satanás, mais não sejam influenciados, porque eu sei que no meio de vcs tem aqueles que sustentam o meu nome. Então é possível.
Sei que vcs preservam o meu nome, “sustentam o meu nome”..
E sei ate que vcs suportam tribulações por causa do meu nome, Antipas é um exemplo..
Vocês já estão sofrendo, mais eu não exitarei em ferir vcs com minha palavra.
Parece agressivo, mais é de um consolo enorme, porque o Senhor fere ao filho que ama, se ele não nos ferisse, não éramos filhos, éramos bastardos..mais ele nos fere..
E essa palavra que nos fere é a única que nos consola, que nos salva, que nos sara..
Porque quando ela nos fere, nos fere com uma verdade sincera.

1.° O que ele quer dizer é: Bem aventurado aquele que é ferido pela Palavra
Eu peço a Deus amados, que Deus sempre me fira, sempre me esfole com a Palavra, p eu não me descensibilizar nesse mundo cheio de propostas balaonica..

2 .° Bem aventurado os que sofrem de metanóia. Gr Arrependimento, mudança de mente..
se vc quer pedir p sofrer de alguma coisa, peça p sofrer de metanoi, de mudança de mente, arrpendimento..
mente que não muda adoece,(eu fiz isso e faço de novo, mude essa mente) porque nos somos trransformados pela renovação da nossa mente.

Se vc tiver o arrependimento vc vai ter duas promessas que pérgamo com toda cultura nunca ouviu
a comer do mana é um privilegio único de comer daquilo que o Senhor preparou p vc e só p vc.
Cristo promete te nutrir com um suprimento espiritual, uma pedrinha branca com um nome novo que ninguém sabe todos nos sofremos de uma doença que queremos que o nosso nome seja sempre lembrado e aplaudido. Ninguém gosta nem de ser confundido, gostando ou não do nome, pode até arranjar um apelido, mais quer ser chamado pelo nome!

O seu nome pode ser lembrado no horário nobre como só lá na sua casa, mais todos te conhecem com esse nome.
Agora, o nosso relacionamento vai ser tão próximo que ninguém mais vai saber só eu e vc!!

Próximo estudo: Igreja de Tiatira

Graça e paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário