Total de visualizações de página

sábado, 19 de novembro de 2011

O JOGO E A CRUZ JOGOS EM TORNO DA CRUZ - João 19:23-24

Na ocasião da crucificação de Jesus, encontramos quatro soldados romanos disputando suas vestes, ao pé da cruz. Isso estava de acordo com as leis e costumes romanos que facultavam as roupas das vítimas, aos executores: lamento que suas vestes não tenham ficado com seus discípulos, ou melhor ainda, com as santas mulheres que permaneceram fiéis até os últimos momentos, ao pé da Cruz. Mas, pensando bem...que importância haveria naquelas roupas sem a presença do Salvador, que lhes davam significado?

Não pretendo, no momento, discutir os significados da preciosa túnica inconsútil que foi motivo de acirrada disputa por parte da soldadesca romana, embora ela tenha extraordinários significados: o que realmente me chama a atenção é a atitude dos soldados ao redor da Cruz: Eles estão jogando dados, enquanto o destino da humanidade está em jogo!

Agora, que os estúpidos soldados romanos não tivessem consciência do que estava acontecendo naquela Cruz, e não tivessem percepção, discernimento para entender todo o mistério que se desenrolava ali, acho até compreensível; o que não consigo entender é quando Cristãos e líderes religiosos ditos "Cristãos", não me parecem muito preocupados com o Cristo, e muito menos com a Cruz, mas somente têm olhos para ver e disputar a "capa"!

É uma lástima, uma tristeza sem fim, ver como denominações e pregadores, pastores, "bispos" e até "apóstolos"(!?), se encontram envolvidos numa disputa malévola, mundana, em torno da túnica de Jesus... Claro, nem todos se expõem como os soldados, publicamente à clara luz do sol, mostrando que há uma espécie de "jogo" muito concorrido ao redor da Cruz. A grande disputa se desdobra nos bastidores, nos gabinetes, nos porões, nas convenções, longe dos "olhos inocentes" das multidões que, felizmente, estão alheias ao jogo mesquinho de interesses nos círculos dos ditos "Cristãos"...

Esse, evidentemente, é um mal presente em todos os sistemas, mas devemos deixar de lado os arraiais alheios e cuidar de nossa própria casa.
Haverá em nossos dias, na grande maioria de líderes Cristãos, real interesse no Cristo, na Cruz, ou o foco é somente a túnica? Nós sabemos que a referida capa era, quiçá, o único objeto de valor material que Jesus possuía, e eis a razão da disputa! Afinal, que valor haverá num suposto Salvador moribundo, ou numa tosca e barata Cruz de madeira? Esta continua sendo uma pergunta que somente aqueles que têm olhos, realmente espirituais, poderão responder.

Não nos interessa expor detalhes sobre o jogo ao pé da Cruz que, hoje em dia, está muito mais complexo que o simples lançar de dados: ele, o jogo, conta com os recursos da informática, mídia, articulações políticas bem elaboradas, manipulações psicológicas desde as mais sutis até as mais grosseiras, recursos artísticos, cassinos religiosos, fã-clube, torcidas organizadas, passes milionários etc.
Nesta disputa vemos, acirradas, as novas Cruzadas e, é claro, com armas diferentes e, também pretextos diversos; só o espírito que as motiva continua o mesmo! O orgulho, a vaidade de líderes, o desejo ávido de expandir territórios e aumentar influências.
Neste jogo ,vale tudo! Tudo mesmo.

Eu morava nos Estados Unidos, quando tivemos a oportunidade de ver, com grande pesar, a disputa que levou dois grandes tele-evangelistas a se destruírem mutuamente, tudo por causa da vaidade e desejo de manter seus nomes e impérios religiosos em primeiro lugar no ranking. Há essa capa... !
Os cantores que participam dessa disputa fazem guerra por agendas lotadas, e aqui vale desmerecer os concorrentes, falar mal dos êmulos. Pastores escolhem, cuidadosamente, os que podem ocupar os púlpitos e participar de Congressos, não com base na capacidade, mas no temor de perderem prestígio ou terem seus feudos ameaçados por rivais que roubem a admiração de seus fãs. Pregadores fazem todo jogo de cintura para conseguir convites, é claro, de preferência em mega-Igrejas, e aqui, também vale falar mal de colegas, jogar lama na reputação de outros para não Ter seus espaços ocupados pela concorrência...Tudo faz parte da disputa da capa! Há essa capa...!

Talvez, o dado que lança a sorte em nossos dias, de fato - o mais eficiente, seja a tal da religião; mas ela faz parte de uma mentalidade absolutamente secularizada, corrompida, que vê como único alvo o sucesso, a fama, desdenhando princípios, valores éticos, e objetivando tão somente resultados práticos, numa mentalidade puramente utilitarista. Nela, não há problema algum em Elias fazer um acordo político com os profetas de Baal, como os acordos que muitos representantes evangélicos fazem no Congresso e Senado. Nela, Simão Pedro aceita a boa oferta de Simão - o mago - nos moldes da melhor simonia religiosa em voga nos nossos dias. Nela, Paulo negocia com judaizante para manter a diplomacia, mesmo que princípios relevantes sejam sacrificados, e se brincar, se permitiria até que Jesus Cristo fizesse uma pequena concessão ao diabo, se ajoelhando para ganhar os reinos deste mundo! Há essa capa...!

Como disse Harvey Cox, há uma sedução do espírito, em que até as expectativas e esperanças das pessoas são astutamente transformadas em formas de dependência aviltante. Tudo faz parte do jogo pela capa...

Mas, como esse "Jogo" pode se manifestar na vida do povo que freqüenta as Igrejas?

O amigo tem presenciado a invasão de pessoas nos templos que não estão nem um pouco interessadas em conhecer o Cristo que morreu na Cruz, mas somente visando receber benefícios dele. Aí está o jogo pela capa.

A Cruz estava bem ali, exposta aos olhos daqueles soldados, mas tudo que eles queriam era a tal capa...

O Sangue Redentor estava ao alcance da mão daqueles homens perdidos, mas eles queriam apenas a capa...

O pior é que os líderes incentivam, estimulam esse tipo de jogo: O objetivo proposto não é o Senhor e Salvador, é a capa!

A mim, honestamente, amigo leitor, não interessa quem vai ganhar esse jogo, qual a Igreja que vai ficar com essa "capa de poder mundano, ou qual pregador vai ficar no topo do ranking denominacional", quais os cantores gospel que estarão mais uma semana no "Topo ten" das paradas de sucesso: Tudo que desejo é conhecer mais Aquele Homem, pendido na Cruz, que morreu pelos meus pecados, e que me chama a tomar Sua Cruz e Seguí-lo!

A Bíblia nos informa que havia muita gente ao pé da Cruz, distante desse jogo imundo, contritas, arrependidas, e até gente sendo perdoada como o ladrão que pede misericórdia.
É com estes que devemos estar, sempre vigilantes, para não perdermos de vista aquilo que é essencial, nos deixando envolver num jogo de interesses que, definitivamente, não tem nada que ver com Jesus e com seu Reino.

Texto: Pr Darckson Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário