Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ESTUDO SOBRE O PROFETA JONAS (2ªPARTE)


O ARREPENDIMENTO DE JONAS
Jonas submete-se a disciplina do Senhor e compreende que estava sendo tratado por Ele.
Comportamento de Jonas na disciplina:
• Humilhação e reconhecimento. “E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.” JN 2:2
• Esperança. “E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.” JN 2:4
• Dependência. “Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.” JN 2:7
• Propósito em cumprir a vontade do Senhor. “ Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.” Jn 2:8,9
Deus ordena o término da disciplina de Jonas.
“ Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.” JN 2:10
UM NOVO CHAMADO MISSIONÁRIO DE JONAS
Deus chama. ( Deus sempre dá novas oportunidades a seus servos)
“E VEIO a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo”. JN 3:1,2
Jonas obedece. “E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho. E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.” JN 3:3,4
A CONVERSÃO DE NÍNIVE
“E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? JN 3:5-9
Os ninivitas deram ouvindo a voz do profeta, demonstraram através de atitudes transformadoras.
• Creram. (Fé). Arrependeram-se. ( At 3:19). Jejuaram. (do rei aos animais). Proclamaram conversão. Clamaram.
Deus muda seu decreto. “E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.” JN 3:10
C O N T I N U A . . .
Graça e paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário