Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ESTUDO SOBRE O PROFETA JONAS (1ªPARTE)


“Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mau que tinha dito lhes faria e não o fez”. Jonas 3:10

Nínive, seu nome é a transliteração do nome Assírio “Ninus”, um dos nomes da deusa Istar. Era a capital do império assírio. Este foi império mundial por uns 300 anos, 900-612 a. C. começou sua elevação à potência universal mais ou menos pela época da divisão do reino Judaico, no fim do reinado de Salomão.
Pouco a pouco absorveu e destruiu o reino do norte de Israel. Nínive, foi fundada por Ninrode ( Gn10:8-10) tinha 4.800 m de extensão e 2.400 de largura e tinha 120.000 habitantes. Com toda uma perversidade sem tamanho, Deus, mesmo assim, usou de misericórdia para com ela.
Nínive ficava à margem oriental do rio tigre, (no norte do Iraque na Mesopotâmia superior)
Jonas foi chamado por Deus para prolongar a vida da nação inimiga que já procedia ao extermínio de seu povo. Não admira que ele fugisse na direção oposta; foi o receio patriótico de uma máquina militar, bruta e implacável, que estava acometendo o povo de Deus.
Jonas era natural de Gate-Hafer. Viveu no reinado de Jeroboão II ( 782-753 a. C. ) e ajudou a recobrar algum território perdido de Israel. II Rs 14:25
A mensagem de Deus para Jonas profetizar a Nínive era de punição e juízo.

O CHAMADO E A REBELDIA DO PROFETA

“E VEIO a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. (Jonas 1:1-3)
Do chamado de Deus a Jonas: “Dispõe e vai… Clama contra ela…”
– Deus chamou Jonas para cumprir uma missão: Pregar arrependimento de pecado a uma nação rebelde.
A rebeldia do profeta:
“Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.” Jn 1:3
Desceu a Jope. Desceu ao navio. Desceu ao porão do navio. Desceu para a barriga do grande peixe. Desejou a morte sendo lançado no mar.
“Temeram, pois, estes homens ao SENHOR com grande temor; e ofereceram sacrifício ao SENHOR, e fizeram votos. Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.” Jn 1:16-17
A disciplina de Deus a Jonas.
“ Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento…” Jn 1:4-15
Deus agitou o mar. Que agitou o navio. Que aterrorizou os marinheiros.
Pensamento: Quando o servo de Deus resiste ao seu chamado, sofre conseqüência do seu ato de rebelião da parte de Deus. Que foi lançado no mar e engolido pelo grande peixe.

C O N T I N U A . . .

Graça e paz todos!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

INGRATIDÃO, SETA QUE FERE A ALMA!


Há pouco dias, uma senhora me procurou na igreja e compartilhou comigo a mágoa de ter sido abandonada por um de seus filhos. Ela contou que durante anos trabalhou arduamente como um fim de poder pagar, alimentação, estudo, cursos e toda uma vida de seu filho, que depois de adulto por razões desconhecidas, o moço passou a tratá-la com desdém e desprezo. Recentemente também tive o conhecimento de um outro caso em que uma jovem que está na nossa igreja se congregando conosco, investiu todas as fichas para que o relacionamento com seu marido fosse o melhor possível, deixando até de viver a própria vida pra viver a vida do seu companheiro, abdicou de estudos, faculdade, para estar ao lado do seu amado, todavia, foi supreendida por uma separação inesperada, onde simplesmente o seu amado a abandonou, dizendo que não a amava mais, alegando que sua mulher não possuía o mesmo nível intelectual que ele.
Caro leitor, por acaso você já se deu conta que as palavras proferidas por individuos ingratos fazem um estrago enorme na alma? Já percebeu que ações e comportamentos oriundos de uma mente inundada pela ingratidão é como se uma faca afiada tivesse penetrado o coração?
Pois é, lamentavelmente a ingratidão de vez em quando se faz presente em nossos relacionamentos, e ser alvo dela é absolutamente estarrecedor. Comumente recebo em meu gabinete algumas pessoas que se queixam das ações e reações de amigos e entes queridos que por motivos banais esqueceram no canto da existência expressões de afetividade e amor. Tais indivíduos influenciados pela soberba e arrogância, desenvolveram em seus corações um espírito indolente e debochado onde a auto-suficiência se faz presente.
O reformador alemão Martinho Lutero comumente dizia que existem três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja, e que quando mordem deixam uma ferida profunda. Shakespeare costumava dizer que possuir um filho ingrato é mais doloroso do que a mordida de uma serpente; já, Miguel de Cervantes afirmava que a Ingratidão é filha da soberba.
Ora, sofrer ingratidão por parte daqueles com quem nos relacionamos é extremamente dolente. Infelizmente num mundo “ensimesmado” e egoísta como o nosso, tornou-se comum encontrarmos nas estradas da vida pessoas ingratas. O apostolo Paulo afirmou em sua segunda carta a Timóteo de que nos últimos tempos os homens seriam amantes de si mesmos. Na verdade, segundo Paulo, a geração dos últimos dias estaria muito mais preocupada com seu próprio umbigo, do que com a dor do próximo.

O imperador brasileiro Pedro II, em um esplêndido soneto sobre a ingratidão afirmou que a dor que maltrata, a dor cruel que o ânimo deplora que fere o coração e quase mata, é ver na mão cuspir, à extrema hora, a mesma boca aduladora e ingrata, que tantos beijos nela deu outrora.”

Tenho acompanhado alguns que ovacionaram o ministério Batista Vale de Benção, da qual faço parte e amo de coração, este ministério e o meu Pr Darckson Lira, às vezes tenho medo dos que se dizem fiéis, e de repente aparecem dividindo igrejas, e fundando ministérios, infelizmente são ingratos, imaturos, e vivem a ferir os corações das pessoas, tenho orado para que o amor de Deus toque nos corações dos que se dizem que estão vivo mais estão mortos, . . . mais isso é outra estória.

Meditemos neste texto por favor!

Paz e graça a todos!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COMO OUVIR A VOZ DE DEUS?


Acordei hoje pensando como as pessoas acham que Deus fala?, e será mesmo que Deus fala? Sim meus amigos, Deus com certeza fala, só que ele não é um ser mal-educado, Deus é muito educado, mas geralmente estamos tão preocupados em falar, falar e falar, que Ele simplesmente nos ouve. Se falamos o tempo todo, nada mais natural que ouvirmos o som da nossa própria voz. Enquanto nosso "eu" estiver dominando, só ouviremos a nós mesmos.
A maneira mais simples de orar é ficar em silêncio, colocar a alma de joelhos e esperar pacientemente que a presença de Deus se manifeste. E Ele vem sempre. Ele entra no nosso coração e quebranta nossas vidas. Quem teve essa experiência um dia nunca se esquecerá.
Nosso grande problema é chegar na presença de Deus para ouvir somente o que queremos. Geralmente quando chegamos a Ele para pedir alguma coisa, já temos a resposta do que queremos. Não pedimos que nos diga o que é melhor para nós, mas dizemos a Ele o que queremos e pedimos isso. É sempre nosso eu dominando, como se inversamente, fôssemos nós deuses e que Ele estivesse à disposição simplesmente para atender a nossos desejos. Mas Deus nos ama o suficiente para não nos dar tudo o que queremos, quando nos comportamos como crianças mimadas. Deus nos quer amadurecidos e prontos para a vida.
Quem é Deus e quem somos nós? Quem criou quem e quem conhece o coração de quem? Somos altivos e orgulhosos. Se Deus não nos fala é porque estamos sempre falando no lugar dEle.
Portanto, se quiser conversar com Deus, aprenda a estar em silêncio primeiro. Aprenda a ser humilde, aprenda a ouvir. E aprenda, principalmente, que Sua voz nos fala através de pessoas e de fatos e que nem sempre a solução que Ele encontra para os nossos problemas são as mesmas que impomos. Deus também diz “não” quando é disso que precisamos. Ele conhece nosso coração muito melhor que nós, pois vê dentro e vê nosso amanhã. Ele conhece nossos limites e nossas necessidades.
A bíblia nos dá este conselho: “quando quiser falar com Deus, entra em seu quarto e, em silêncio, ora ao Teu Pai.”
Eis a sabedoria Divina, a chave do mistério e que nunca compreendemos. Mas ainda é tempo…
Encontramos no livro de Provérbios a seguinte frase:
“as palavras são prata, mas o silêncio vale ouro.”
A voz do silêncio é a voz de Deus. E falar com Ele é um privilégio maravilhoso acessível a todos nós.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

APRENDENDO COM OS ANIMAIS!


Quer romance? compre um livro.
Quer fidelidade? tenha um cachorro.
Quer amor? volte para casa dos seus pais

Se um cachorro fosse professor, aprenderiamos coisas assim:

Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.
Nunca perca uma oportunidade de ir passear.
Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.
Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.
Corra, pule e brinque todos os dias.
Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.
Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore.
Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado...volte e faça as pazes novamente.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
Se alimente com gosto e entusiasmo.
Coma só o suficiente. Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é.
E o MAIS importante de tudo....
Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar.
A amizade verdadeira não aceita imitações!!!

E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE DIZEM SER IRRACIONAL!!!!
Créditos: Ramiro Ros

Paz e graça a todos!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NÃO CONFUNDA ESFORÇO COM SACRIFÍCIO!


Tenho encontrado muitas pessoas, muitas mesmo, que estão fazendo alguma coisinha para Jesus e chamam isto de sacrifício.
Penso que deveríamos ser mais honestos, mais verdadeiros, mais transparentes e mais humildes.
Ir à Casa de Deus 3 ou 4 vezes por semana não pode ser chamado de sacrifício.
Sacrifício não é visitar 3 ou 4 doentes no hospital.
Sacrifício não pode ser dobrar uma vez ou outra o valor da oferta, regularmente baixo.
Será sacrifício pregar por 50 minutos, cantar 2 ou três hinos, ficar em pé para ouvir a leitura da Bíblia?
Muitos estão confundindo esforço com sacrifício.
Dirigir um carro não é um sacrifício. Para muitos, sacrifício é comprar o carro.
Sacrifício não é dedilhar as cordas de um instrumento. Isto é apenas esforço. Sacrifício deve ser passar muitos anos aprendendo a tocar.
Sacrifício não é ler 2 capítulos da Bíblia. Sacrifício foi produzir esses capítulos, em condições rudes e absolutamente desconfortáveis, ao contrário de hoje, a Era da Informática.
Não chamemos de sacrifício aquilo que é mero esforço de nossa parte.
Sacrifício não é aceitar a Jesus. Sacrifício foi a entrega total do Filho de Deus por nós.
Sacrifício não é viajar de jato puro de uma capital para outra. Sacrifício foi Paulo fazer 3 viagens missionárias quando não havia aviões, nem locomotivas, nem automóveis, nem motocicletas.
Sacrifício não é receber uma crítica pelos jornais, devido a um deslize qualquer.
Sacrifício é ser amarrado ao trono de uma cadeia, por causa do poder de expelir demônios.
Deixemos de lado a insignificância de nosso esforço - e consideremos a magnitude de SEU sacrifício.
Nunca esqueçamos que "Cristo, o cordeiro de Deus, foi SACRIFICADO por nós". I Co 5.7

Créditos: Apóstolo Geziel Gomes

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

P E N S A N D O . . .


"O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê."
(Platão)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um solilóquio


Resisto. Me inquieto. Sei da necessidade de deflacionar delírios onipotentes.

Hércules mal resolvido, vejo a vida passar, o cenário mudar. Os anos desembestados apressam o passo. “Onde fui parar?” Resisto, estranhado. Quero guiar o tempo.

Adio mortes. Esqueço que elas são necessárias; a semente não pode ficar só, enterrada. Esperneio. Tenho dó de Narciso humilhado. Devo guardar o que Walter Benjamin ensinou porque careço não só de “liberdade para” (freedom to) mas a “liberdade de” (freedom from). Enquanto eu só for “livre para” instrumentalizarei minha liberdade. Quando apreender o significado de “livre de”, entenderei o sentido de desapegar de nome, de respeitos institucionais, de ostentação. E aí, só aí, poderei simplesmente Ser.

Quero enfrentar a deliciosa e vertiginosa aventura de viver sem o chumbo que eu mesmo agrilhoei ao tornozelo. Ordeno à alma que retire as mordaças que permiti amarrarem na boca. Exorcizo o cenho medonho que fantasiei, e que me humilha sem sequer existir.

Quero entender o significado de simplicidade e perceber que a verdadeira vida se esconde no momento despretencioso, despido de grandiloquência. Os nascidos do Espírito são livres, leves, transparentes. Que minha simplicidade seja como uma janela aberta para a aragem sutil que sopra a infinita e imperceptível presença do Divino.

Texto: Ricardo Gondim Rodrigues

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CUIDE DA SUA SAÚDE!


Se me visto mal, sou desleixado.
Se me visto bem, quero aparecer.
Se digo o que penso, sou arrogante.
Se me calo, sou omisso!
Se choro, sou vítima.
Se tenho muitos amigos sou falso.
Se tenho poucos, sou antissocial.
Se me defendo sou malcriado.
Se não, sou fraco.
Enfim... Não se pode fazer nada sem ser criticado.
Se vc gosta de ser quem é, faça-nos uma visita,
IGREJA BATISTA VALE DE BENÇÃO, MINISTÉRIO PR. DARCKSON LIRA
Av. Bezerra de Meneses, 71, em frente ao Hiper Bom preço.

Deixe o povo falar a vontade de você!, o que importa não é o que eles pensam, mais o que Deus pensa de você.

Graça e paz a todos!

domingo, 21 de agosto de 2011

SERÁ QUE EXISTEM JUDAS POR AÍ NOS DIAS DE HOJE?


Como assim, o Reino no qual reinaremos não é nesse mundo?
Essa era pergunta que pairou na mente dos discípulos. Entreolhavam-se diante da afirmativa do Mestre que começava a assumir um ar melancólico, como se o fim de todo aquela peregrinação em Israel estivesse muito próximo. Alguns destes, inclusive, andavam armados – um deles, era zelote, facção nacionalista que poucos anos depois entraria em guerra contra Roma, conhecido como guerra de Massada, ocasionando a total destruição de Jerusalém, não ficando pedra sobre pedra, conforme profetizado pelo Mestre nesse mesmo sermão. Eles se preparavam para uma guerrilha armada.

Aqueles homens estavam preparados para morrer em batalha contra o país opressor, embora fossem discípulos diretos do Príncipe da Paz, mas não podiam entender que não havia sentido a luta armada por um Reino que já era conquistado, mas não pertencia a nossos sistemas políticos terrenos. Era um mundo invisível, supostamente do imaginário do messias nazareno.

Era uma grande decepção. Tudo aquilo que esperaram: posições políticas privilegiadas(havia quem pedisse para ser o 1º Ministro, o Ministério da Economia ou da Guerra) não aconteceria. Judas, até aquele momento, via como lucrativo sua decisão de andar com aquele grupo, já que ficava com parte dos lucros arrecadados nas doações. Até aquele momento...

Apesar de todo aquele poder demonstrado em tantos sinais e milagres, Jesus afirmou que não moveria uma palha para ter em suas mãos partidos políticos que liderassem um governo para prevalecer contra o opressor estrangeiro.

-Três anos de uma vida foram desperdiçados. No que deu entregar-me a estas filosofias todas? Que lucro tenho nisso? Canseira e mais canseira, além da antipatia do Mestre sobre minha visão de mundo. De que vale investir tanto empenho nas almas se me é vetado usufruir dos lucros que essas possibilidades abundantemente proporcionam?

Judas sai. Para não ficar no prejuízo, tira seu ganho, antes que o esperado - a prisão de Cristo - aconteça e ele fique de mãos abanando. Vende a localização de seu Mestre, negociando-o pelo que era pago em um escravo na época.

Essa sensação de prejuízo que muitos experimentam é algo muito parecido com o que Judas sentiu. Essa postura de faze valer o lucro para estímulo de pregar a Palavra e compensar as decepções com a ingratidão das almas salvas, é típico de quem faz algo pelo valor financeiro que isso proporciona. Fazemos esse pacto financeiro para não ficarmos a ver navios, caso essa fé não passe de uma grande ilusão.

Não nos entregamos totalmente ao ensinamento e Cristo: essas coisas, na verdade, tem uma relação fugaz nesse mundo, a grande maioria das pessoas que hoje nos amam pela misericórdia de Deus mostrada em nós, nos esquecerão em pouco tempo...e o que ganhou com isso? Se pelo menos tivessemos garantido uma aposentadoria digna. Esse pensamento anula a forma que o Espírito age, já que escolhemos o caminho onde ele deve trilhar, como Ele pudesse ser forçado a isso.

Muitos defendem que Judas Escariotes enforcou-se, antes de saber o final da história na madrugada do Domingo. Creio que ele continua entre os que se discipulam à mesa de Jesus. O Mestre permite que esteja entre nós para que lembremos: sempre haverá quem procure nas coisas do Reino uma fonte de lucro, e que um dia descobrirá, tarde demais, que Cristo não era com ele há muito tempo, e que seus seguidores vão no rumo da autodestruição, assim como ele está destinado a fazer se não sem a necessária conversão.

Texto: Zé Luiz.

Graça e paz!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VOCÊ...



Me faz rir.
Alegra meu coração!
É um tesouro que vale mais que o ouro.
É prova de que verdadeiro amor existe.
Lembra ternura. Atrai olhares...
É atraente, cativou o meu coração
Sinto um vibrar no seu coração de energia positiva
É pra mim muitas vezes um remédio para a depressão
Me trás felicidade, que não consigo explicar
Me cumprimenta com um olhar de paixão
Tem muita força dentro de si
Também precisa de um abraço
Merece um abraço apertado
Ás vezes está precisando até de um colo
Me faz entender que existe história de amor
É muito agradável, e ideal pra se conviver
É um colírio para os olhos
Uma música que ainda não foi cantada
Uma melodia em silêncio
Não tenho receio nenhum de dizer que você é um prêmio de Deus pra mim
Sua simpatia é um estimulo a vida
Criou laços comigo, que ninguém pode destruir
É de um valor inestimável, indiscutível e incalculável
Está guardada, preservada no canto esquerdo do meu peito
Tem me fortalecido, tem me edificado e tem me mostrado valores que desconhecia
As vezes tem me ouvido, e as vezes não, o que importa é que me escuta
Me dá liberdade de dizer, me sinto seguro com você por perto
É um braço firme em quem posso confiar,
É um forma que Deus colocou para me motivar e continuar na batalha
Me mostra seus sentimentos pelo seu olhar, sem dizer nenhuma palavra
Tem um caminho a seguir, uma direção, e sempre estarei por perto pra te ajudar
Chegará no seu destino, na linha de chegada.
Não sabe mais hoje está sabendo, que ninguém nunca substituirá VOCÊ.

Fonte: Cleiton Pinho Filho de: Francisca Pinho e Eduardo Pinho
Paz e graça a todos!

domingo, 14 de agosto de 2011

Pai de todo jeito...


Tem pai que ama,
Tem pai que esquece do amor.
Tem pai que adota,
Tem pai que abandona,
Tem pai que não sabe que é pai,
Tem filho que não sabe do pai.

Tem pai ...
Tem pai que dá amor.
Tem pai que dá presente,
Tem pai por amor,
Tem pai por acaso,
Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,
Tem pai que não sabe dos problemas do filho...

Tem pai ...
Tem pai que ensina,
Tem pai que não tem tempo,
Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,
Tem pai que deixa o filho esquecido.

Tem pai de todo jeito
Tem pai que encaminha o filho,
Tem pai que o deixa no caminho,
Tem pai que assume,
Tem pai que rejeita,
Tem pai que acaricia,
Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.
Tem pai que afaga,
Tem pai que só pensa em negócios.

Tem...
Tem pai de todo jeito.
E você???
Que tipo de pai você é?

A todos os Pais, um carinhoso abraço! Deus Pai os abençoe!

(autor desconhecido)