Total de visualizações de página

domingo, 25 de dezembro de 2011

PAZ, UNIÃO, AMOR E PROSPERIDADE, "UTOPIA OU VERDADE?"


Estou muito feliz por esse dia tão magnífico que é celebrado em todo mundo, embora saiba que Jesus não nasceu nesta data, mais o foco do que escreverei agora não será isso, mais sim o sentido a compreensão de tudo isso que nos rodeia, será que entendemos que a luz de Cristo tem que brilhar também no seu povo. “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida (João 8:12).”

Nem todos conseguem ver essa luz. Mas há os que conseguem vislumbrar o verdadeiro sentido do Natal. Enxergar essa luz é ouvir o Verbo, Cristo Jesus, a Palavra, o “Logos”; as Escrituras, e não só ouvir, mas seguir, pois o Verbo não só é Palavra, porém, igualmente é “ação”; ver a luz também é compreender o nobre e singelo nascimento do Salvador prometido por Deus – que nascera de uma mulher -. E este conhecimento (esta verdade) tem o peso do destino eterno para todos nós – independente de crer ou não nisto -. Entender isso, que Deus enviou ao mundo, no tempo que determinou, Seu próprio, único e eterno Filho, pelo poder do Espírito Santo, sem intervenção do homem. Isto é a verdade! Assim Ele é, na verdade, o Emanuel - ...ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco) (Mt 1.23). - A alegria desse entendimento é a verdadeira alegria e felicidade, não a alegria induzida pelo clima de Natal. Esta é a abismal diferença. Jesus Cristo é verdadeiro Deus! Mas, não paremos por aqui...

Deus não está nem um pouco interessado numa humanidade sentimentalista, cheia de “boas intenções” em períodos natalinos, quando essa mesma humanidade despreza as palavras do Seu Filho (é exatamente neste sentido que a humanidade é má); quando, na verdade passamos o ano inteiro “puxando o tapete” do próximo, mentindo, enganando, esbanjando ridícula vaidade, cometendo injustiças e torpezas, inflando arrogância, discriminando, constrangendo moralmente, envolvidos em intrigas e fofocas, disputas desonestas, traindo, ameaçando, sendo revanchistas, impiedosos e hipócritas. E ao aproximar-se a atmosfera natalina, beijamos, abraçamos e nos confraternizamos fingindo amizade e amor. Definitivamente, esta não é a alegria dos salvos, pois Jesus não está sendo a figura central e excelsa.

O que é importante é a nossa relação de criatura para com o criador. Com certeza vale mais uma oração espontânea e do coração, que uma oração decorada. Muitos nesta época do ano, ou se não o ano todo, Lembram-se sempre do corpo, do dinheiro, dos bens materiais, e o quanto lembrar dos bens espirituais? Vamos Experimentar e deixar o autor da nossa fé fazer a obra dentro de cada um de nós. Façamos um teste.

Devemos combater o egoísmo, em nosso ser e no mundo todo, o principal entrave da evolução humana. Pergunto: como um homem se torna egoísta? Quando vê que os outros pensam mais em si mesmo do que nele, isso o leva a pensar mais em si mesmo do que nos outros. Colocar-se na defensiva, para não se machucar com a falta de sentimos e de reconhecimento dos outros. Recusar emprestar ou doar um objeto qualquer, é egoísmo: estamos pensando mais em nós do que no próximo. Façamos aos outros o que gostaríamos que eles nos fizesse. Para saber se você está fazendo uma ação boa para com o próximo, analise primeiro se gostaria que ele fizesse o mesmo para você. Se a resposta for não, então para que fazê-la? Se a resposta for sim, então por que não ensinar outros a fazerem o mesmo?

Jesus Cristo, que é o único Deus vivo e verdadeiro disse: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32). Lembre-se que o menino nascido numa manjedoura na Palestina – o Santo que dividiu o tempo em a.C e d.C - nasceu destinado a salvar a humanidade.

Somente uma compreensão, que dependemos tão-somente da graça de Deus, poderá dar sentido às palavras tão rotineiras, como: PAZ, UNIÃO, AMOR E PROSPERIDADE, isto tará um sentido real na sua vida, desde agora e eternamente.

“Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (João 12:46).”

Meus sinceros votos a você caro leitor, e que a luz de Cristo brilhe cada dia não só uma vez por ano, mais todos o dias em nossas vidas!

Graça e paz a todos!

(Pr. Cleiton Pinho)




Nenhum comentário:

Postar um comentário