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terça-feira, 12 de julho de 2011

SÉLA- HAMARH’LEKOT- סֶלַע הַמַּחְלְקוֹת


01- Cada um de nós, por certo, habituou-se, desde a infância, a amar Davi e as lindas histórias a ele relacionadas. Somos, na verdade, admiradores dos grandes personagens bíblicos como José, Josué, Calebe, Moisés e muitos outros homens de Deus. Entre as muitas lições que deles temos para nós, entretanto, não desconhecemos, certamente, o treinamento de fé que Deus tinha para cada um desses valorosos homens.

02- Vinha Davi sofrendo perseguição doentia do rei Saul por quem tinha muito respeito. E, à luz de I Samuel 23:14 a 29, ficou numa situação insustentável tal o cerco montado pelo rei Saul e seu exército. Fora Davi denunciado pelos zifeus, pois a tendência de “fofocar” é antiga e insaciável por parte de quem se presta a isso. Não é em vão que diz Levítico 19: 16 “Não andarás como mexeriqueiro entre os teus povos”. Além disso, quem desse tal contribuição, localizando o jovem Davi, seria muito recompensado e bem-visto perante o rei: os filhos de Zife foram até tidos como benditos pelos lábios de Saul por fornecerem a notícia do esconderijo de Davi (v 21).

03- Aproximando-se Saul e seu exército de Davi e de seus homens bem como de mulheres e crianças e, sendo o local um penhasco e sem possibilidade de fugas, não havia alternativa para Davi, a julgar por uma ótica humana, a não ser cair nas mãos de Saul. No dizer de MESQUITA, “Davi estava cercado e só um milagre o salvaria porque nem lugar havia para uma retirada”. Diz o verso 26: “E Saul ia desta banda do monte, e Davi e os seus homens da outra banda do monte. E sucedeu que Davi se apressou a escapar de Saul; este, porém, e os seus homens cercaram Davi e os seus homens para lançar mão deles.

Com efeito, diz o douto Mestre F. VITOLS, no rodapé da Bíblia Vida Nova: “Pedra de Escape, duas interpretações: a primeira, em que o verbo hebraico (halaq) é traduzido por “ser liso”, (que escapa); a segunda, em que o verbo é traduzido por “dividir”, “separar”. O verbo halaq, com sentido de “escape”, aparece uma só vez na” Bíblia” (חָלָק – halak: liso, sem pelo; verbo לְחַלֵק– leHalêk: dividir, repartir – ALS).

04- Pela situação difícil armada para Davi, não havia mesmo escape. Mas eis que o milagre surge estando Davi na iminência de ser capturado, vivo ou morto; foi mesmo uma providência de Deus, pois veio um mensageiro de Saul dizendo: “Apressa-te, e vem, porque os filisteus com ímpeto entraram na terra”, (v 27). Tal acontecimento fez que Saul voltasse imediatamente ao encontro dos filisteus e em defesa do seu povo.

Registra a versão corrigida, no final do verso 28: “por esta razão aquele lugar se chamou SÉLA HAMARH’LEKOT” - סֶלַע הַמַּחְלְקוֹת (Pedra de Escape).

A versão atualizada diz: “Por esta razão aquele lugar se chamou PEDRA DE ESCAPE”.

05- Quando falamos “SÉLA- HAMARH’LEKOT” – סֶלַע הַמַּחְלְקוֹת, expressamos o livramento de Davi numa hora tão oportuna. Na verdade, Deus tem o seu livramento para conosco também nas diversas circunstâncias pelas quais passamos ou haveremos de passar. Às vezes, ouvimos alguém dizer: “Já não agüento mais”, “Não mais suporto” ou “Não sei o que fazer”. Podemos chegar à compreensão de que tal atitude retrata tão somente um desabafo ou tentativa de expressar tudo de uma determinada situação. No entanto, sabemos de antemão, por exemplo, que Deus não nos deixará ser tentado (ou provado) em algo que possa ir além de nossas forças: I Coríntios 10:13.

Confrontar II Crônicas 20:12.

06- Sim, “Deus dará o escape” afirma o verso citado. Sabemos, também, que Deus tem propósitos de treinamento de fé para cada um de seus filhos. É bom lembrar e considerar, por exemplo, que os treinamentos de fé de JACÓ e de JÓ foram diferentes. Aquele reconhece, “em resposta à indagação a Faraó quanto aos dias dos anos da tua vida,” que “poucos e maus foram os dias da minha vida,” Gênesis 47: 8-9. De fato, teve Jacó uma vida atribulada desde a sua juventude, fugindo de diante do seu irmão Esaú, enfrentando a rivalidade do sogro e, além de outros incidentes, o que seus filhos fizeram: “Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os cananeus e perizeus”. Gênesis 34:30. E como isso não bastasse, estava convicto o velho Jacó que desceria à sepultura em tristeza, em face da suposta morte do seu amado filho José, Gênesis 37:34-36. Mas Deus tinha um fim maravilhoso apesar de tantas circunstâncias adversas para Jacó: Gênesis 45: 28 e 46:30. Confrontar Jeremias 29:11. Quanto a Jó, ele foi inteira e diretamente provado no físico, nos bens materiais, na sua integridade moral e na espiritual. Sua esposa entrou logo em desespero e, dando maligno conselho a Jó, ele a vê tão somente agindo como “doida”, Jó 2: 9-10. Finalmente, na hora ou no momento de Deus, “O Senhor virou o cativeiro de Jó”, Capítulo 42: 10.

C O N T I N U A . . .

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