Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de abril de 2010

DORMINDO COM O INIMIGO


“Então Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela, e, tendo chamado a um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força”- Juizes 16:19.

Poucas experiências narradas na bíblia são tão fortes quanto a do mais forte homem que já pisou nesta terra. Os extremos na vida de Sansão são chocantes e formam um tipo perfeito para a vida de cada um de nós.

Chamado para livrar Israel da mão dos Filisteus, defronta-se com o dilema que nos aflige constantemente, que é o de muitas vezes derrotarmos mais facilmente os inimigos exteriores do que os interiores. Estamos preparados para os ataques de fora, mas nos embaraçamos em lidar com as nossas próprias limitações e pecados.

Sansão matou um leão e o rasgou como quem rasga um cabrito (Jz. 14:6). Feriu a muitos homens com a queixada de um jumento (Jz. 15:15). Desvencilhou-se com facilidade das armadilhas preparadas pelos filisteus e não havia cordas suficientemente fortes para segurá-lo.

Enfrentou com sucesso os inimigos de fora, porém, não teve o mesmo sucesso dentro de sua casa. Foi subjugado por subestimar o poder daquela que habitava com ele.

Dalila o importunava todos os dias com suas palavras e o molestava de tal forma que a impaciência tomou conta do seu coração. Daí a revelar-lhe o seu segredo foi um passo. O seu coração ficou descoberto e o segredo da sua força revelada.

Dalila aqui tipifica Satanás. Sua importunação é diária, constante, descrita pelo apóstolo Pedro como “um leão que ruge, buscando a quem possa tragar” (I Pedro 5:8). E, infelizmente, ele tem vencido a muitos pelo cansaço. Ele atua em nossas emoções e nos leva a tomar atitudes que mais tarde vamos lamentar.

Ter aberto o seu coração e revelado seu segredo trouxe conseqüências que transformaram sua vida para pior em pouco tempo e servem de alerta para que não caiamos no mesmo laço:

1. Os segredos do coração ficam descobertos –v. 17
2. Dormimos espiritualmente – v. 19
3. A nossa força desaparece – v. 19
4. Tentamos lutar mesmo sem a força de Deus – v. 20
5. Satanás providencia para que não recuperemos mais nossa visão – v. 21
6. Nos tornamos prisioneiros – v. 21
7. Somos levados à morte – v. 29-30

Você, como Sansão, foi chamado para ser um libertador; não permita que o inimigo o engane a ponto de desviá-lo de sua trajetória, dos propósitos que Ele tem para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário