Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Ex 25.8)

O Tabernáculo e a Graça de Deus

“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles”, Ex 25.8

Mesmo que a graça de Deus sempre existiu, nem sempre foi revelada na sua glória. No Velho Testamento, a graça de Deus foi manifesta por enigmas, símbolos, cerimônias e profecias (Hb 1.1, “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”; 10.1, “Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam”). Por que Deus fez exatamente assim não é para nos indagar, mas dizer que nenhum homem mereceu tal graça, e que ninguém buscou tal graça por Jesus ser verdade (Sl 14.2, 3). Se Deus não Se revelasse pelo Filho, ninguém teria a salvação. Mas, verdadeiramente, desde o começo do mundo, Deus tem pregado a salvação que agrada a Ele. Essa mensagem diz: o pecador arrependido confiando pela fé no Seu Filho Jesus Cristo, tem salvação eterna.

A ordem da construção do tabernáculo revela a graça de Deus. Por revelar Deus essa construção tem o nome “tenda do testemunho” (Nu 9.15). Testemunhar de quê? Para testemunhar o que Deus tem testemunhado desde o princípio, ou seja, a graça de Deus para com os pecadores por Seu filho Jesus Cristo.
Existem dois relatórios da construção do tabernáculo (Ex 25 - 30; 36 - 39). O primeiro relatório Deus vem ao Seu povo, ou seja, a graça de Deus em Si compadecer o Seu povo e declara o meio pelo qual os pecadores podem aproximar-se a Deus. O segundo relatório o tabernáculo apresenta a adoração do pecador remido a Deus por Cristo por causa da graça.

No primeiro relatório se vê a graça soberana de Deus para com o pecador. A graça é notada no começo da explicação da construção do tabernáculo com o lugar santíssimo e a suas duas peças: a arca da aliança e o propiciatório de ouro. Este lugar manifesta a glória do Senhor e a beleza da Sua graça. Pela graça Ele pensa no homem (Sl 8.4). Pela graça Ele ama os Seus (Jr 31.3; Rm 8.35-39). Pela graça Deus escolhe Israel ser Seu povo (Dt 7.7, 8). Pela graça, Deus decretou que por Jesus salvaria todos que se arrependem e crê nEle pela fé. A eternidade desta graça se vê pois Jesus é verdadeiramente o Cordeiro de Deus “morto desde a fundação do mundo” (Ap 13.8) O Deus santíssimo habitando entre o povo por Seu filho Jesus manifesta a Sua graça de maneira formosa.

A graça soberana se vê no lugar santo e na suas três peças de móveis também. Nelas se vê a glória de Jesus, nas suas várias obras e atributos (luz, pão, oração e acompanhamento do Espírito Santo). O lugar santo prega de Cristo O único mediador entre o pecador e o Deus.
No segundo relatório da construção do tabernáculo é descrito como o povo percebe Deus. A primeira parte do tabernáculo mencionada nesse segundo relatório são as cobertas e cortinas do tabernáculo. Nisso se manifesta que o povo não vê em Deus nada formoso. Mas, com a obra da graça nos corações do Seu povo, Cristo é confiado como o Mediador suficiente e Deus é tido como precioso em justiça e santidade. Que diferença a graça de Deus traz a um povo na sua relação com O Divino!

Hoje sabemos que as figuras do Velho Testamento se apontavam a Jesus. Jesus Cristo é o justo que padeceu uma vez pelos pecados, o Justo pelos injustos. Pelo sacrifício de Cristo, os pecadores arrependidos são levados a Deus (I Pedro 3.18). Cristo é o único mediador declarado abertamente entre o homem e Deus (I Tm 2.5,6). O tabernáculo ocultava a declaração aberta da graça de Deus. Hoje essa mensagem da graça de Deus em Cristo não é oculta. Deus anuncia a todos os homens que se arrependam (At 17.30). Aquele que se arrepende é apontado a Jesus para ser salvo. O tabernáculo revela a graça de Deus pois aponta a Cristo.

"Salus animarum suprema lex ecclesiae"

 

3 comentários:

  1. BOm dia pastor Cleiton,

    EStudo tremendo , irmão e servo do ALtissimo.O crente que examina as escrituras contidas no antigo testameno, consegue visualizar esse quadro que precedia e prefigurava as "sombras 'na nova ALiança em CRisto.LAmentamos o estilo de alguns ministerios que teimam ainda em adicionar todo esses ritos de adoração e elementos do culto da antiga aliança,em seu templos.At´s os caducos titulos são adotados.como "patriarcas", "apostolos" .O Romanismo vai mais longe.TRazem para si o "Sacerdocio "que somente pertence a Cristo,na figura de "Papas",se vestem com trajes simulando velhos sacerdotes da antiga aliança,e creem na repetiçao do sacrificio unico de CRisto nos altares de missas,se apossam da sucessão apostolica que nunca existiu,se arrogam detentores daa chaves do céu,dilapitam a Biblia em nome de uma primazia de PEdro.CAbe uma nota interessante, amado pastor.O sacrificio praticado pelos antigos sacerdortes,impigia uma caracteristica primordial:que a vitima fosse abatida e houvesse derramamento de sangue.OS teologos catolicos insistem numa missa, num sacrificio "incruento;'Portanto, a triste realidade constatamos em altares de igrejas em que por vezes pisei: A MISSA É INÓCUA!!
    Deus salve meus parentes catolicos!!

    ResponderExcluir
  2. Há parentes meus que sabem de minha confissão evangélica e na grande rede,acessam varios de meus comentários.MAS mil vezes tomaria a mesma decisão de abandonar uma religiosidade medíocre a qual me enganava,que a negar o chamado de JEsus pelo Seu Espirito em aceitá-lo de toda minha vontade e de todo meu coração. Lerão este cometário em defesa da Biblia e em combate as heresias do romanismo, e verao que o crente deve defender com afico a sã , doutrina, exortando, ensinando sem contender.A Verdade santifica.DEla não abro mão!!Como dizia o ex-padre ANibal , morto em 1991,cujos livros tanto admiro,prefiro submeter-me aos documentos inócuos de minha "ex-comunhão 'por desacreditar nas finalides da "Missa ' ,a deixar de falar a verdade dentro de evangelho!!O crente é assim mesmo.Separado para o Cordeiro;

    OH GLORIA>.

    ResponderExcluir