Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A REBELIÃO DE CORÉ, DATÃ E ABIRÃO (1ª Parte)


Vamos examinar o caso em que três líderes importantes em Israel conseguiram reunir outros duzentos e cinqüenta homens, todos líderes e vieram, publicamente, questionar a autoridade espiritual de Moisés e Arão, colocando em dúvida sua unção e sua liderança.Veremos, como também, mesmo depois do castigo de Deus sobre eles, o povo ainda se levantou contra a autoridade de Moisés e Arão.

1° LUGAR: A PRETENSÃO – Nm16.3-5
Coré (ou Corá), Datã e Abirão ajuntaram 250 líderes da congregação, homens de renome, contra Moisés e Arão e se rebelaram contra eles. Estes homens, que estavam sob a liderança de Moisés e Arão, resolveram contestar a autoridade deles. Nós também temos ouvindo ainda hoje muitas pessoas questionando a autoridade dos servos de Deus da mesma forma. Mesmo que não sejam exatamente as mesmas palavras, a mensagem é freqüentemente passada através de comportamento fingido ou palavras sutis. Mas ainda assim é o mesmo espírito. Você já deve ter ouvido as seguintes expressões: “nós
somos todos iguais”; “somos todos irmãos e irmãs” ou ainda “todos nós temos o Espírito Santo porque temos que no submeter à liderança de um Pastor ou de um Conselho?”; “Deus me disse que eu sou cabeça e não cauda”; “Jeová me mandou ter o meu próprio ministério”; ”Vou começar um trabalho na minha casa e vou deixar a Igreja” etc. Há ainda aquelas pessoas perdidas que não se submetem a ninguém nem às autoridades constituídas por Deus. O Espírito de rebelião e feitiçaria é o mesmo. Estas pessoas estão como aqueles três líderes, convencidas de que podem ouvir
ao Senhor assim como qualquer um pode e isso significa autoridade. Elas estão completamente enganadas e vão enganar todo aquele que tiver, também, rebeldia no coração. Eu sei que o abuso da autoridade infelizmente existe. Por causa disso, muitas pessoas passaram a não ter temor de Deus, de quem procede toda a autoridade. Mas por trás da contestação há a rebeldia, por isso muitos crentes se auto intitularam líderes. Alguns se tornaram nômades espirituais correndo de igreja para igreja, sem paradeiro. Outros
resolveram conduzir suas próprias reuniões de oração, iniciando suas próprias igrejas geralmente porque não conseguirem ser submissos a ninguém. Outros simplesmente acham que estão ouvindo a voz de Deus não se submetendo à liderança alguma. Esta mentalidade contribuiu muito para a ação do poder secreto da transgressão que Paulo advertiu que aconteceria em nossos dias. Leiamos 2 Ts 2.9-11. Mas o principal motivo da rebelião de Coré e seus comparsas está no fato em que eles queriam a autoridade que Deus dera a Moisés. Eu tenho visto este cenário muitas vezes no curso do meu ministério. Pessoas e Grupos formarem gangues contra pastores. Todos eles dizem que ouviram Deus e é o pastor quem está errado. Não admitem que falam por
rebeldia, controlados por um espírito de feitiçaria. A rebeldia não é contra os pastores, mas contra o próprio Deus.

2° LUGAR: A AUTORIDADE ESPIRITUAL É DESIGNADA POR DEUS
Muitas pessoas têm dificuldades com os princípios do Reino. Nós vivemos numa sociedade democrática de muita liberdade e de muita libertinagem que é bem diferente de um reino. Um reino possui um rei por virtude de nascimento, por linhagem e por liderança designada. Uma democracia elege seus governantes. Mas no Reino de Deus não é assim. Os líderes no Reino são designados pelo próprio Deus. Jesus estabeleceu os cinco ofícios do ministério. Ninguém pode colocar um ser humano nestas posições de autoridade, a não ser o Senhor e Ele o faz pelo Espírito Santo.
Quando assumimos uma posição de autoridade sem a instituição de Deus, estamos nos exaltando. Paulo nos advertiu: “Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um entre vós que não pense de si mesmo além do que convém” (Rm 12.3) O escritor aos Hebreus confirmou a importância de não assumirmos uma posição de liderança: “Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus”. Os versos anteriores deixam claro que precisamos ser designados. O escritor da carta aos Hebreus continua, “Assim também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote” (Hb 5.4-5). Até mesmo Jesus não assumiu sua posição de liderança: o Pai o designou. Umas das razões pela qual o povo lutou contra Moisés tão intensamente no deserto é porque eles viam a autoridade de Deus sobre ele, mas não gostavam disso, isto explica mais tarde, o fato de Deus ter dito que eles estavam lutando contra Ele e não contra Moisés. Na maioria das vezes, hoje, isso não é diferente. Aqueles que realmente têm autoridade de Deus são atacados porque a maioria das pessoas luta contra a autoridade divina.

Graça e paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário