Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de abril de 2010

DORMINDO COM O INIMIGO


“Então Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela, e, tendo chamado a um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força”- Juizes 16:19.

Poucas experiências narradas na bíblia são tão fortes quanto a do mais forte homem que já pisou nesta terra. Os extremos na vida de Sansão são chocantes e formam um tipo perfeito para a vida de cada um de nós.

Chamado para livrar Israel da mão dos Filisteus, defronta-se com o dilema que nos aflige constantemente, que é o de muitas vezes derrotarmos mais facilmente os inimigos exteriores do que os interiores. Estamos preparados para os ataques de fora, mas nos embaraçamos em lidar com as nossas próprias limitações e pecados.

Sansão matou um leão e o rasgou como quem rasga um cabrito (Jz. 14:6). Feriu a muitos homens com a queixada de um jumento (Jz. 15:15). Desvencilhou-se com facilidade das armadilhas preparadas pelos filisteus e não havia cordas suficientemente fortes para segurá-lo.

Enfrentou com sucesso os inimigos de fora, porém, não teve o mesmo sucesso dentro de sua casa. Foi subjugado por subestimar o poder daquela que habitava com ele.

Dalila o importunava todos os dias com suas palavras e o molestava de tal forma que a impaciência tomou conta do seu coração. Daí a revelar-lhe o seu segredo foi um passo. O seu coração ficou descoberto e o segredo da sua força revelada.

Dalila aqui tipifica Satanás. Sua importunação é diária, constante, descrita pelo apóstolo Pedro como “um leão que ruge, buscando a quem possa tragar” (I Pedro 5:8). E, infelizmente, ele tem vencido a muitos pelo cansaço. Ele atua em nossas emoções e nos leva a tomar atitudes que mais tarde vamos lamentar.

Ter aberto o seu coração e revelado seu segredo trouxe conseqüências que transformaram sua vida para pior em pouco tempo e servem de alerta para que não caiamos no mesmo laço:

1. Os segredos do coração ficam descobertos –v. 17
2. Dormimos espiritualmente – v. 19
3. A nossa força desaparece – v. 19
4. Tentamos lutar mesmo sem a força de Deus – v. 20
5. Satanás providencia para que não recuperemos mais nossa visão – v. 21
6. Nos tornamos prisioneiros – v. 21
7. Somos levados à morte – v. 29-30

Você, como Sansão, foi chamado para ser um libertador; não permita que o inimigo o engane a ponto de desviá-lo de sua trajetória, dos propósitos que Ele tem para você.

sexta-feira, 9 de abril de 2010


Arrogância dos " Donos da Verdade"

Impossível precisar o número de seitas e religiões no mundo, porque a cada dia surge “um novo iluminado” com uma proposta e uma crença diferente.
Em uma avaliação – sem precisão matemática – chegou-se a uma média de 3.000 religiões e umas 20.000 seitas!
Na imensa maioria delas, seus seguidores estão convictos de que possuem a “verdade”, e as demais pessoas estão enganadas.
Elas se dividem em grandes blocos ideológicos, mas vão se fragmentando em seus próprios segmentos, até se pulverizarem, terminando muitas vezes na crença individualizada.
Normalmente os filhos são parecidos com os pais, e no fenômeno religioso não é diferente: uma geração vai moldando a outra dentro de seu sistema particular de crenças, e acredito que nosso grande desafio é contemplar todas as possibilidades de relação da humanidade com Deus, e nos assentarmos sim para dialogar, sem a ridícula pretensão de fazer com que todos pensem a vida da mesma forma que eu penso.
Muitos fazem isso – milhões eu diria – mas, aqueles que já alçaram sua consciência a patamares mais elevados de compreensão, dão o seu testemunho como “a luz e o sal” que agem sem palavras e silenciosamente, jamais se apresentando aos demais como um ser particularmente iluminado, enquanto os outros jazem nas trevas.
Lembra-se da visão do profeta Ezequiel?
Seres com rosto de “águia, “leão”, “boi” e “homem”?
Ah meu querido leitor ou discípulo: a Verdade não tem somente um rosto...
O próprio Jesus apresenta-se como porta, caminho, água, pão, pastor, Filho de Deus e Filho do Homem, etc.
Ali Ele surge como “Leão”, acolá como “Cordeiro”, é Rei, mas também Servo, e poderíamos continuar enxergando-o sob as mais diversas simbologias sem jamais chegar ao fim.
E posso assegurar que ele não virá a nós – na forma de uma experiência autêntica – pela imposição ideológica, pela lógica fria ou pela religiosidade imposta.
O acesso à verdade é um segredo particular, uma experiência única – como aquela “pedrinha branca do Apocalipse que só conhece o segredo, aquele que a recebe – e isso quer dizer exatamente que devo viver minha experiência de auto-objetivação e auto-transcendência me relacionando com Deus e comigo mesmo dentro de critérios estritamente pessoais.
A mão dos tiranos que se utilizam da manipulação para subjugar mentes, aqui perde sua força, e a religião não pode “costurar aquele véu que já foi rasgado” para nos dar acesso ao Pai, de acordo com a nossa percepção dele.
Mas ao invés disso que fazem os “empresários de Deus” – que encaram a religião como grandes negócios?
Eles lançam mão de todos os artifícios, sutilezas e manipulações grosseiras, para capturar mentes e colonizar a subjetividade das multidões sofridas e despreparadas que passam a ser meros títeres de estruturas que são nada mais que construções humanas.
(Deus sabe o preço que pago ao falar essas coisas...)
Recebo e-mails bem desaforados dos religiosos de mentes escravizadas que insistem em perpetuar um sistema que Jesus já aboliu!
Ele não veio para morrer e salvar esse ou aquele grupinho.
Por isso sua Mensagem incomodou de tal forma os religiosos, que eles logo se articularam para matá-lo!
Falou da destruição dos belos Templos, e ensinou que cada ser humano é o lugar da habitação de Deus.
O Templo é só uma construção fria como qualquer outra.
Tenho sentido que o dia do fracasso dessas estruturas que ai estão está próximo: um novo povo com a mente iluminada pela Verdade Divina – que não é patrimônio de homens – há de entender essas coisas, e a “Glória do Senhor cobrirá toda a terra, como as águas cobrem o mar”.
Maranatha! Ora vem Senhor Jesus!
(Texto do Rev. Darckson Lira)
Fonte:http://darcksonlira.blogspot.com/2010/04/arrogancia-dos-donos-da-verdade.html