Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

NADA ALÉM DA VIDA


Quando certo dia Jesus curou uma mulher em um sábado, os fariseus tiveram uma terrível reação, e ouviram a seguinte repreensão: "Qual de vós tendo um jumento, e se este cai numa cova num sábado, não se apressa em tirá-lo"?
Veio a conclusão lapidar: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado"!

Nietszche dizia que: "O medo, é o pai da moral" - isto é - os religiosos sempre deram um jeito de manipular as pessoas (se brincar até manipulam Deus?!) por meio da religião, utilizada como instrumento de controle e repressão.
Longe de nós menosprezar o valor - ainda que meramente terapêutico - de uma verdadeira religiosidade, quando lúcida, consciente, equilibrada, bem exercitada. Mas quando utilizada como mera "muleta psicológica" - ao estilo de Elias em momento de crise refugiando-se na caverna do monte sagrado -, quebra a força do ser humano e castra seus sonhos que devem ser calcados na realidade desta vida, levando-o a transferi-los para o além!

Nenhuma religião ou filosofia pode ser um fim em si mesmo, mas, somente um meio - ao lado de muitos outros - para levar o ser humano a uma vida mais completa.
Gosto de uma frase de Caetano Veloso em uma música, quando diz que, "A coisa mais certa de todas as coisas, não vale um caminho sob o sol"!
E o que isso pode significar senão que o bem supremo é a vida?
Por que dar relevo a tanta negativização quando se fala do Evangelho - que nada mais é que uma "Boa Noticia"? Quantos dentro de Igrejas, "vivendo uma verdade que não é a sua", mutilando-se em seus sentimentos?
Enquanto o verdadeiro objetivo da mensagem do Cristo, (atente bem, não estou referindo-me ao Cristianismo), mas à Mensagem do Cristo, tem como propósito a libertação total e completa do ser humano, a religião manipulada, não faz outra coisa, senão apertar o nó da escravidão, multiplicando regras e deveres que ao invés de cumprir desígnios libertadores, oprime e castra o ser humano.

Afirmo sem medo: Não é, e nunca foi o objetivo de Jesus, enfraquecer e produzir uma mentalidade doentia em seus seguidores!
O problema foi: os que vieram após ele, se apoderaram de sua Mensagem (?) e a utilizaram (e utilizam) como instrumento de servidão, ao invés de ferramenta libertadora.
Muitos estão hoje fora das Igrejas, justamente por não poder vivenciar uma "suposta espiritualidade", sendo taxadas cruelmente de " desviadas" , quando na verdade, não se insurgiram contra Deus, mas contra as "regras do clube religioso" ao qual pertenciam...
Infelizmente, a idéia que muitos "igrejeiros" passam para as pessoas lá fora, é de ressentimento contra a vida, quando a atitude esperada, é que estejamos a celebrá-la!
A vida é o supremo bem, e qualquer religião ou filosofia que aliene o ser humano da liberdade (e esse é um excelente critério) sufocando sua espontaneidade, privando-lhe de espaço para viver sua vida com Deus, - sem a tutela de religiosos que pretendam se interpor entre a criatura e o seu Criador - não resiste à avaliação de uma genuína verdade libertadora!
Jesus por diversas vezes identificou-se, apresentando-se como " Pão Vivo", " Água-Viva", " Ressurreição e Vida", mas parece que muitos que dizem relacionar-se com ele, estão mais ligados à elementos de anti-vida, que àquela vida abundante prometida aos que o seguissem.
E essa negação da vida, lança o ser humano em uma espécie de contra-mão da realidade existencial, gerando psicoses, neuroses e constantes crises consigo mesmo: e sabem porque? Fomos criados para a vida em plenitude, para ver o mundo como um grande sacramento, e enquanto não mergulharmos em toda a potencialidade para ser felizes, viveremos em pobreza, renuncia forçada, aquém daquela grande finalidade proposta.
A vida! Ela deve ser reverenciada, priorizada, estimulada, desfrutada a cada instante.
Se sua estrutura religiosa, seu sistema de crenças, sufoca e gera infelicidade, isso é qualquer coisa, menos "O jugo suave e o fardo leve de Jesus".
Rejeite toda forma opressiva de doutrinação, e diga SIM à vida!

Um abraço,

Texto do meu Pastor Darckson Lira.
Fonte: http://www.igrejavaledebencao.com.br/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário