Nós seres humanos somos muito inconstantes, a nossa vida é um vai e vem, é como uma gangorra, um dia estamos em cima outro em baixo. Por um lado avançamos tecnologicamente, há uma revolução avassaladora nas comunicações, na informática na era digital, por outro lado retrocedemos com atrocidades, tragédias, e mais diversificados tipos de crimes. Em algum lugar numa hora dessas em que estou escrevendo este artigo, há uma mãe chorando a perca do filho, há um pai chorando, há um filho chorando, há lágrimas correndo por vítimas de desgraças provenientes de maldades da natureza humana.
Ministrei ontem dia 05/02/12(Domingo), sobre Caim e Abel, onde cada um de nós apresentamos estes dois seres distintos, de naturezas diferentes dentro do nosso ser. O Caim não aceita ser contrariado, este Caim não aceita ser rejeitado, Deus tem obrigação de aceitar sua oferta, ou seu sacrifico. Quando o Caim que vive dentro de nós é frustrado, ele passa a ter forças e começa a crescer, e vai crescendo, crescendo, quando menos se espera, a parte dócil, amável, amigável, compreensível, o Abel já está morto.
Existe este lado ruim na humanidade, que é difícil para o povo Evangélico aceitar, é mais fácil acreditar que eu nasci de novo e sou uma nova criatura, e está resolvido. Porém o Caim continua lá, sendo alimentado, e a cada dia mais forte.
Muitos não estão nem aí para reconhecer a necessidade de deixar Abel viver, mais vivem nos glória a Deus e Aleluias da vida, isto não trás mudança, preferem coisinha mais fácil, receber uma palavra que não trás sustento algum, o povo gosta disso: “Joga a mão pra cima pra adoraaaaaaaaaaaarrrrrrrrr”; “Deus vai matar teu inimigoooooooooo”; “recebaaaaaaaaa”.
Meus queridos entre luzes e sombras existe uma história muito longa de maldades, miséria, no nosso país principalmente, um exacerbado aniquilamento de cultura, e muita violência, estamos no mundo real, você que se acha santinho, perfeitinho, que não sente raiva, não explode, cuidado para este Caim, que está aí não lhe surpreender. Camus e Martin Luther King discorreram sobre isso o “mal profundo” que aleija a humanidade.
Nos campos de concentração Nazista existiam cenas e mais cenas de terríveis atrocidades de seres humanos onde este “mal profundo”, este Caim reinava. Lie Wiesel narrou o dia em que assistiu ao enforcamento de um menino no pátio do campo onde estava preso. Perfilado, viu a criança agonizar, pendurada por minutos que pareciam uma eternidade. Ele lembra que o menino tinha “os olhos de um anjo feliz”. Na fila, Wiesel ouviu alguém perguntar: “Onde está Deus? Onde ele está? Onde está Deus, então?”. Aí eu Pastor Cleiton digo, Deus está aí pendurado nesta forca, no coração desta criança que nada fez para tal barbaridade.
Vejo estas estórias, e aqui pra nossa realidade aqui de Fortaleza-Ce, eu nunca vi como estes dias, tanta violência, perdemos um amigo amável, cheio de virtude de Deus, o irmão Luciano, estou triste, abalado com a crueldade e violência do fato, mais confortado em saber que o irmão Luciano está na glória. Como diz o nosso Pr. Presidente Ver. Darckson Lira, “enquanto a terra chora, o céu se alegra”, tantos horrores nesta terra queridos, estou revendo meus conceitos, distinguindo Esperança de ilusão, distinguindo idéias e compromisso, ingenuidade de realidade, há várias reformas dentro de mim, mas continuo a acreditar na vida, no potencial do ser humano em deixar o Abel vier em vez de Caim, acreditar fielmente no arquiteto que projetou todo este universo, mesmo que esta bondade do ser humano pareça brotar como uma erva que rompe o cimento, eu acredito que Abel pode viver e Caim não. Vinicius de Moraes, logo após a II Guerra Mundial, disse: “o pranto que choramos juntos há de ser água para lavar dos corações o ódio e das inteligências o mal entendido”. Sim, a humanidade é viável, caso contrário já estaria sepultada com os dinossauros, mesmo em meio a tanta ferocidade.
A maldade, mesmo universal, mesmo arraigada, não conseguiu asfixiar o bem. Os patifes têm maior visibilidade, os canalhas amedrontam, sórdidos intimidam, contudo, a palavra de Deus nos consola “onde abundou o pecado, superabundou a graça”. Por mais que o ímpio resfolegue ódio e o tirano oprima, a morte os alcançará. Eles passarão e o lento fluir da história continuará. Basta um fiapo de luz para que se desperte fome e sede de justiça em alguém. De onde menos se espera nascerão vigorosos esforços de paz.
Os Judas, os Brutus, os Pinochets, os Husseins, os Bushes, sumirão pelo esgoto da irrelevância. No fim, quando o nosso Cristo Remidor Diretor deste filme, que é a nossa vida entrar no palco e avisar que o espetáculo acabou, o malvado será apenas uma nódoa.
Enquanto estivermos atentos para que Abel esteja vivo, a parte boa do nosso ser esteja dominante e mantivermos a vontade de viver em sinceridade com esse Deus Santo, há uma promessa que se cumprirá para cada um que deixa Abel viver no coração. “Os mansos herdarão a terra”
"Salus animarum suprema lex ecclesiae"
Graça e paz a todos!
(Pr. Cleiton Pinho)
Nobre jovem pastor Cleiton, saúdo-o com a graça, a paz e a misericórdia infinita no nosso Deus Altíssmo .!O latim realmente é um belo idioma.Mas escrevo para reafirmar o quanto é nobre sua missão tão bem executada de liderar o ministério Batista Vale de Bençao sede Bezerra de Menezes.Vejo um potencial em suas pregações que faz transbordar mensagens do coração de Deus.O derramar dessa água que se transforma em rios perenes que correm pelo nosso ventre ,nada mais santo e só poderia vir do Espírito Santo , o consolador de multidões , vigário de CRisto. filhos. Ainda em tempo, parabéns pelo seu aniversário hoje.Que o Deus que nos salva e justo em abençoar ,multiplique os dias de sua vida a ponto de cada vez mais fazer-lhe sonhar e realizar os sonhos que Deus tem preparado para aqueles que o Amam!
ResponderExcluirObrigado amado irmão Junior, muito obrigado pelas felicitações, desejo a você e família, uma ano de colheita espiritual, financeira, e bençãos do Eterno Deus sobre sua vida, paz e graça!
Excluir