Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Jesus não combina com "preconceito" (1° Parte)


Já no começo Ele mostrou a que veio. Escolheu nascer numa família humilde e em circunstâncias que poderiam ser, no mínimo, consideradas suspeitas. Definitivamente, Jesus não combina com preconceito.
Poderia ter nascido num palácio, mas preferiu nascer entre os animais, acolhido numa manjedoura em vez de num berço de ouro. Definitivamente, Jesus não combina com preconceito.

Ainda bebê, recebeu presentes de magos estrangeiros que não professavam a religião dos Seus pais (“magos” é um eufemismo para “bruxos”). Por que hoje Ele discriminaria quem O quisesse louvar, ainda que não pertencesse ao Seu povo? Definitivamente, Jesus não combina com preconceito.

Já adulto, foi inusitadamente banhado pelo perfume de uma dama da noite, adquirido no exercício de sua atividade. Jamais Se incomodou por ser flagrado andando publicamente na companhia delas e de outros de moral duvidosa. Será que hoje Ele ficou mais seletivo? Definitivamente, Jesus não combina com preconceito.

Nunca usou termos pejorativos para tratar leprosos, mendigos, excluídos, eunucos. Por que alguns dos Seus seguidores insistem em usá-los. Não consigo imaginá-lo chamando alguém de “gay aidético”, ou de "leproso imundo". Ele sempre foi um gentleman. Tratava com dignidade a qualquer ser humano. Definitivamente, Jesus não combina com preconceito.

Ele foi capaz de elogiar publicamente a manifestação da fé de um oficial do exército do império que ocupava Sua terra. Mesmo sabendo que aquele homem provavelmente era devoto de muitos deuses, Ele não recriminou, mas admirou sua devoção ao criado enfermo. Definitivamente, Jesus não combina com preconceito.

Ele escandalizou Seus conterrâneos, ao usar uma figura por eles desprezada para ser o principal personagem de algumas de Suas parábolas. Para Ele, mesmo um samaritano era capaz de surpreender o mundo com atitudes dignas e motivadas por amor. Definitivamente, Jesus não combina com preconceito.

Foi flagrado aos papos com uma "nordestina" de sotaque estranho (Samaria ficava ao norte de Jerusalém) à beira de um poço, e mesmo sabendo de seu estilo de vida promíscuo, não a condenou, mas ofereceu-lhe saciar sua sede existencial. Você ainda acha que Jesus combine com preconceito?

Ao escolher Seus discípulos, não os censurou por suas ideologias. De fato, entre eles havia publicanos, zelotes e até fariseus, abrangendo todo o espectro ideológico da época. Por que alguns dos Seus seguidores apaixonam-se de tal maneira por certas ideologias, que acabam demonizando os que pensam diferente? Definitivamente, Jesus não combina com preconceito.

(Hermes C. Fernandes)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

EU SOU UM POLICIAL MILITAR

Hoje eu não vou atender o rádio quando o seu namorado ou marido chegar em casa bêbado e te espancar novamente. Hoje eu não vou atender o rádio quando a sua filha de 16 anos, que é extremamente responsável, estiver 4 horas atrasada do horário que ela costuma chegar da escola.

Hoje eu não vou atender o rádio quando a sua loja estiver sendo assaltada ou sua casa estiver sendo furtada. Hoje eu não vou parar nenhum motorista bêbado que poderá matar alguém no trânsito. Hoje eu não vou prender nenhum estuprador, nenhum assassino ou um ladrão de carros.

Hoje eu não vou atender o rádio quando um homem estiver com uma arma tentando sequestrar uma criança ou alguém que tenha sido esfaqueado. Eu não irei atender o rádio quando estiver tentando informar que uma pessoa sofreu um terrível acidente de carro e ficou preso nas ferragens.

Hoje eu não vou salvar seu filho quando você estiver fazendo compras no supermercado e alguém chamar no rádio informando que uma criança está desfalecida trancada dentro do seu carro. Não irei salvar seu filho que caiu na piscina e você não percebeu porque estava muito ocupado lendo os seus e-mails.

Não, hoje eu não farei isso. Sabe por quê? Porque hoje eu fui atropelado e morto por um motorista bêbado enquanto eu ajudava alguém a tirar seu veículo quebrado da rodovia.

Hoje eu fui alvejado e morto durante uma abordagem de trânsito porque seu farol estava queimado. Hoje eu fui ferido e morto enquanto cumpria um mandado de busca na casa de um traficante que vendia drogas para seu filho.

Hoje eu fui morto por um homem quando fui cumprir um mandado de prisão por pensão alimentícia. Hoje eu fui morto tentando evitar um assalto a banco ou um assalto a uma mercearia.

HOJE EU FUI MORTO FAZENDO O MEU TRABALHO.

Um policial irá até uma casa, e vai falar para um pai, uma mãe, um esposo, uma esposa ou uma criança, que não vou retornar para casa hoje, pois fui morto. As bandeiras ficarão a meio mastro e a maioria das pessoas nem se quer saberão o motivo.

Haverá um funeral com honras militares e todos os meus companheiros virão para se despedir. Haverá uma salva de tiros. E o som da corneta vai ecoar pelo cemitério, enquanto meu corpo está sendo preparado para o descanso eterno.

Meu nome será colocado em uma placa e em uma parede de alguma galeria de policiais mortos. Uma bandeira será entregue para minha família. Ela será guardada em algum lugar da minha casa enquanto minha família chora a minha partida.

Não haverá gritos de justiça. Não haverá passeatas nas ruas. Não haverá policiais marchando e gritando "queremos paz e justiça”. Nenhum cidadão irá às ruas para pedir que algo seja feito. Nenhuma janela será quebrada. Nenhum pneu será queimado.

A única coisa que vai representar a minha partida, será um rádio vazio, sem ninguém pra atendê-lo, e alguém chorando e rezando antes de dormir, pedido pra Deus cuidar de quem ficou.

EU SOU UM POLICIAL

Refletir, vamos valorizar a sua polícia!