Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

"4ª DICA DE NAMORO CRISTÃO." - ORIENTAÇÃO, DÚVIDAS E MEDOS!


4ª dica - Deve-se tomar muito cuidado, com o sentimento de culpa de relacionamentos anteriores, pois o que passou já passou. Se você ficar se martirizando com sentimento uma intensa culpa por não ter dado certo, ou ter decepcionado o namorado(a) ou decepcionado seus pais, isso lhe causará sérios transtornos e sofrimentos, que podem ser evitados.

Quando nos sentimos culpados, de forma inconsciente, vamos buscar maneiras de punir a nós mesmos através de processos de autocomiseração. O castigo parece que vem de fora, parece que é azar, coincidência, ou resultado da praga da mãe e do ex. Mas, na verdade, é a própria pessoa, de forma inconsciente, agindo de uma forma que leva as coisas a darem errado.

Além de agirmos de forma errônea, também atrairemos situações negativas ao guardamos maus sentimentos. O castigo só acaba quando há uma dissolução total da culpa e atingimos um estado de auto perdão.

Enquanto essas emoções ficam guardadas no nosso inconsciente, nossos comportamentos são afetados. As vezes conseguimos enxergar comportamentos destrutivos, mas, mesmo assim, não conseguimos agir diferente. Fica muito óbvio que acumular sentimentos de culpa é extremamente prejudicial. Livre-se da culpa, certamente suas escolhas nos próximos relacionamentos serão bem mais saudáveis.

Enriquecimento A Palavra de Deus afirma que a bênção do Senhor enriquece e não acrescenta dores (Pv. 10:22). O namoro que é da vontade de Deus traz um enriquecimento mútuo. Ou seja, traz um enriquecimento na área espiritual, profissional, familiar, etc. Deus que ama e cuida de nós certamente colocará alguém em nosso caminho que nos abençoe, que tenha algo de bom a acrescentar em nossa vida, que nos ajude a dar continuidade aos nossos sonhos. Lamento muito quando vejo jovens se envolvendo sentimentalmente com pessoas que nada têm a acrescentar em suas vidas. Ao contrário, são pessoas que surgem para roubar a paz, o futuro e para trazer dor e destruição. O namoro, em caso como estes, se torna um verdadeiro sofrimento.

C o n t i n u a . . .

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

"3ª DICA DE NAMORO CRISTÃO." - ORIENTAÇÃO, DÚVIDAS E MEDOS!



Aquele frio na barriga, pensar na pessoa o dia inteiro, não ver a hora de encontrar o(a) amado(a). O beijo tem sabor especial, abraçar a pessoa é como se o tempo parasse… Nossa! Quem namorou sabe o que é isso: Amor!
Aquela vontade de sair com os amigos… Puxa, como ela(e) fica chata(o) de vez em quando. Nossa, parece que está com TPM! Algumas atitudes dela(e) me irritam. Meu Deus! Parece que ela(e) não vai mudar nunca… Quem já namorou sabe o que é isso: Amor?

3ª dica – É paixão ou amor?

É, a diferença entre amor e paixão vem com o tempo. No início tudo é uma beleza, todos os sentimentos de paixão florescem – o que é natural. Mas depois chega a oportunidade de saber se o que sinto pela pessoa é verdadeiramente o amor, sentimento que se põe em evidência quando diminui a paixão.

Um outro aspecto relevante é questão da diferença entre amor e paixão. Às vezes nos envolvemos numa paixão e nos machucamos achando que é amor. Paixão é algo avassalador, que nos leva a perder a razão, a lógica e até o temor de Deus. O amor, ao contrário, já é um sentimento maduro, consciente, nasce aos poucos, se desenvolve com o tempo e vai se fortalecendo diante das dificuldades. A paixão á algo passageiro, não resiste à distância, esfria, não espera. O amor, ao contrário, permanece “o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta” (I Cor. 13:07).

O amor sabe esperar o momento certo para o sexo (o casamento).
A paixão não, pois é pura emoção. Para exemplificar esta questão, cito, como exemplo, o sentimento de Amnon por Tamar (II Samuel 13) e o sentimento de Jacó por Raquel (Gênesis 29). Amnon se apaixonou por Tamar, sua irmã. Após ter tido relações sexuais com ela, a deixou friamente. Quantos jovens abandonam moças grávidas após satisfazer os seus desejos sexuais?! Jacó, por sua vez, amou a Raquel e o seu amor o fez esperar 7 anos até finalmente tê-la em seus braços. Além disso, trabalhou mais 7 anos para poder estar ao lado de sua amada definitivamente.

Só para fixar e não esquecer jovens:

Paixão - exclusiva da natureza humana
Amor - provém de Deus
Paixão - é violenta e de pouca duração (2 a 3 anos)
Amor - é profundo e contínuo
Paixão - é egoísta (só ve o seu lado)
Amor - não busca o seu interesse
Paixao - pode se trasformar em ódio
Amor - jamais se transforma em ódio
Paixão - pode despertar o desejo de fazer mal
Amor - não faz mal a ninguém
Paixão - é burra louca
Amor - sábio
Paixão - cega
Amor - revela misericórdia, perdão, benignidade e o caráter de Deus.

Continua . . .

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"2ª DICA DE NAMORO CRISTÃO." - ORIENTAÇÃO, DÚVIDAS E MEDOS!



Muitas pessoas carregam no coração uma grande dúvida com relação à vida sentimental. Ou seja, como saber se esta ou aquela pessoa é a que Deus separou para mim? Como saber se este namoro é de Deus? Venho fornecer algumas dicas a este respeito. São dicas baseadas em experiências e orientações contidas na Palavra de Deus.

2ª Dica – Existem aquelas pessoas que não conseguem ficar sem um relacionamento amoroso. Se a relação atual acabar surge um desconforto tão intenso que a faz buscar um novo relacionamento o mais rápido possível. Levadas por esse impulso, essas pessoas emendam um relacionamento atrás do outro e nunca conseguem passar um período mais longo sozinhas. Problemas em sua autoestima, necessidade de reconhecimento e atenção, carências profundas levam a esses comportamentos.

Tem pessoas que precisam estar constantemente na companhia dos amigos. Ficam inquietas, tristes e ansiosas se não houver alguém disponível para sair ou conversar. A interação com outras pessoas lhes serve para não entrar em contato com o seu desconforto interior.

Utilizamos mecanismos de fuga para não estarmos sós mesmo quando não temos nenhuma companhia. Ficar na televisão por horas, ver muitos filmes, navegar incessantemente na internet, jogar no computador, trabalhar demais, estudar demais, são algumas outras formas de distrair a mente para não sentir todo a desagradável e excessiva carga de pensamentos e sentimentos que carregamos. São atividades que podem tomar todo o nosso foco e atenção e trazem um aparente alívio.

Na realidade o que falta para você entrar em um relacionamento e se consolidar de verdade, é ter a paz interior, que o mundo não pode dar. Somente o Príncipe da Paz pode trazer esta paz para o coração.

A Paz A Palavra de Deus diz que a “paz” deve ser o árbitro em nossos corações “Seja paz de Cristo o árbitro em vosso coração” (Cl. 3:15). O árbitro é aquele que resolve uma questão, que direciona. Ou seja, a paz deve ser o indicativo se o relacionamento é ou não da vontade de Deus.

Assim, se o namoro é algo que rouba paz, que leva a pessoa a ficar distante de Deus, que traz inquietação, perturbação, cuidado pois há algo de errado. Lutas e obstáculos sempre existirão, enfim, lutas externas e até desentendimentos esporádicos causados por diferenças de opiniões. Todavia, se o relacionamento rouba a sua paz interior, especialmente a sua comunhão com Deus é um grande indício que de o Senhor não está nesse relacionamento.

Continua...

CINCO DICAS DE NAMORO CRISTÃO




 ORIENTAÇÃO, DÚVIDAS E MEDOS!

Muitas pessoas carregam no coração uma grande dúvida com relação à vida sentimental. Ou seja, como saber se esta ou aquela pessoa é a que Deus separou para mim? Como saber se este namoro é de Deus? Venho fornecer algumas dicas a este respeito. São dicas baseadas em experiências e orientações contidas na Palavra de Deus.

1ª dica – Os Frutos Como disse Jesus, uma boa árvore se conhece pelos frutos “Portanto, pelos seus frutos o conhecereis” (Mateus 7:20). Assim, veja se o rapaz ou a moça é um servo de Deus, analise o seu comportamento, a sua vida com o Senhor. Cuidado, pois existem muitos lobos vestidos de ovelhas. Certa vez uma moça namorava com um rapaz e chegaram a ficar noivos. No começo ele a acompanhava no trabalho da igreja. Depois que ficaram noivos, disse que precisavam dar um tempo da igreja e começou a querer impedi-la de exercer o seu ministério. Ou seja, começou a apresentar maus frutos. Ela então decidiu terminar o namoro embora gostasse muito dele. Melhor fazer a vontade de Deus do que fazer a vontade dos homens, não é mesmo? Assim, ao namorar alguém precisamos verificar com atenção os seus frutos. É preciso tomar cuidado quanto a isto, pois muitas vezes, por estarmos envolvidos sentimentalmente, não prestamos a atenção neste aspecto. Criamos uma certa ilusão e nos esquecemos de analisar os frutos da pessoa. Por este motivo, analise friamente os frutos da pessoa que está se envolvendo. Veja a sua vida na igreja e especialmente em casa, se é um bom filho ou boa filha, analise também o seu comportamento profissional, etc. É muito fácil ser cristão na igreja, os verdadeiros frutos são revelados no dia a dia, nos bastidores.

Continua...